"Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si próprio é uma doença. É absolutamente anormal, porque o homem não nasceu da noite para o dia.Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas.Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado, é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão. É o mesmo
que mutilá-lo."Carl Jung

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A MORTE DO CÃOZINHO

O espancamento de um cãozinho que foi filmado em Goiás se tornou o assunto polêmico da semana nas redes sociais. E virou notícia no país inteirinho.
Já estou até vendo a Sonia Abrão passar mais de uma semana requentando esse bizarro assunto em seu "pograma" entrevistando a "cinegrafista" e execrando publicamente a agressora. Mundo cão dos brabos em busca de audiência.
Certamente que a "doidona" que espancou o pobre animal levando-o a morte deve ser punida com os rigores da lei, mas a pessoa que passivamente filmou a agressão e depois postou o vídeo na internet também é responsável pela morte do animalzinho.
Não podemos deixar a sociedade brasileira se transformar em um bando de frios e oportunistas covardes "voyeurs" ávidos pelos momentos de fama que vídeos como esses podem proporcionar.
A pessoa que filmou é tão maluca quanto a agressora, e na minha visão, é cúmplice do assassinato do cão.
Fazer o vídeo e postar a denúncia na internet é muito confortável, a pessoa não se envolve, não tem que tomar partido em defesa do agredido, não enfrenta a fúria da malucona, apenas faz as imagens e denuncia via Youtube.
É muita covardia e ao mesmo tempo muito sangue frio. Assistir ao espancamento do bichinho e não se envolver é de uma torpeza estratosférica.
Se a pessoa que filmou a agressão tivesse tomado outra atitude, quem sabe partido para a ignorância contra a agressora atirando objetos sobre ela, chamado a polícia ou mesmo jogado um balde de água, certamente o final da história seria outro para o animal.
Mas preferiu convenientemente se acovardar, se esconder e friamente filmar a execução do indefeso cão em busca de uma polêmica notoriedade.
Agora, o comportamento bovino dos revoltados de plantão criam inúmeras "causes" em defesa dos animais no Facebook, postagens iradas e indignadas pipocam as milhares em defesa do falecido cão e chegam ao ápice da burrice em pedir pena de morte para a agressora. .
Perfis falsos no Facebook e no Twitter são criados com o nome da agressora e até imagens de pessoas que nada tem a ver com a situação são usadas para garantir a sanha de justiça da indignação virtual que toma os corações e mentes dos internautas de plantão.
Chegaram ao ponto de colocar na rede o número do telefone da casa da mãe da agressora como forma de aplacar a sede de sangue do pessoal do "proteste sentado." Como se a mãe da malucona tivesse culpa pelos atos da filha.
Certamente que é dever do estado responsabilizar a agressora, mas não podemos esquecer de jogar parcela da culpa em quem presenciou o ato e nada fez em defesa do agredido.
Não é ato de bravura ou de cidadania se manter alheio a uma atitude bárbara como a que vimos em nome de um "furo de reportagem" e depois postar heróicamente as imagens na internet. Isso não é denúncia e nem defesa de nada, isso é oportunismo barato e covardia explícita.
O que levou ao descontrole da agressora ao ponto de cometer tamanha covardia com o pobre animal?
Estaria ela em depressão, em um surto psicótico, ou tomando algum medicamento que possa alterar o comportamento a esse nível? Ou simplesmente ela resolveu encher o cão de porrada por ser sádica?
Devem ser investigadas todas as possibilidades para o comportamento da agressora e punir de acordo com as conclusões a que se chegar. O que não pode é deixar a população julgar e condenar bovinamente a enfermeira sem antes dar a ela o direito de defesa.
Agora, a pessoa que filmou estava confortavelmente em sua residência a uma distância segura do fato e nada fez pela vida do bichinho, essa sim é mais fria e feladapota do que a que matou.
E a criança que presenciou toda a barbaridade ficou relegada a um segundo plano onde ninguém se importa com ela, o que conta é o bichinho morto e o "heróico" vídeo da vigilante vizinha.
Certamente que o vídeo irá fazer com que muita gente pense duas vezes antes de cometer qualquer tipo de atrocidade, pois no mundo de hoje...
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!!

Um comentário:

  1. Professor Balbi, vc analisou um aspecto da situação que eu não tinha pensado e tem toda razão no que afirma.
    Eu acabei de ver o vídeo e meu coração está em frangalhos... eu estou muito triste e a imagem do cãozinho agonizando não sai de minha mente...

    ResponderExcluir