"Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si próprio é uma doença. É absolutamente anormal, porque o homem não nasceu da noite para o dia.Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas.Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado, é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão. É o mesmo
que mutilá-lo."Carl Jung

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tecnologia Educacional Humana

Muito se ouve a respeito das tecnologias educacionais. No entanto, a maior tecnologia educacional já existe há muitos anos: o ser humano. Com isso afirmo que as tecnologias educacionais são subservientes aos interesses de cada um. Cabe ao educador, pessoa interessada e habilitada no ensino do próximo, capacitar-se. Eis o grande "bug" do milênio. O Século XXI chegou para alguns poucos docentes. Então paramos para refletir: em que reside o problema, afinal? "O sistema não funciona! Nunca funciona! É complexo demais". As reclamações não param por aí. E continuamos a ‘empurrar com a barriga', esperando que as tecnologias educacionais, sem o nosso domínio ou consenso, se convertam em tradutores de pensamentos com ação própria para a execução das atividades educacionais afins. A práxis do educador já não é mais a mesma, aliás, nunca foi. O processo evolutivo humano, capacidade própria de aprender e de se desenvolver de cada indivíduo, é um processo interno, tal qual a motivação para ensinar. Transpõe o mundo pessoal do professor antes de chegar até o real dos que assim se predispõem a aprender. Tecnologia Educacional Humana é uma competência imprescindível para o educador que não tem mais a tutela do ensino. O conhecimento é universal. Está em todos os lugares e possui muitas direções. É chegado o momento de entendermos o verdadeiro sentido da tecnologia educacional. Ela é subserviente aos interesses humanos. Suas afinidades com esses interesses são incessantes e tornam-se, a cada dia, o maior apoiador do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um aperfeiçoamento contínuo, que evolui ao passo que nosso conhecimento nas tecnologias também evolui. Alguns termos como usabilidade, navegabilidade, convergência, qualidade, entre outros, fazem parte desse processo. Não são somente as funcionalidades das tecnologias que as tornam usáveis. Essa evolução é assustadora. Sim, também fico espantado com o enorme avanço das tecnologias. Mas, por favor, não se deixe enganar pelas propagandas subliminares da "última tecnologia", tal qual o esteticismo ou a videotice e suas finalidades comerciais nada implícitas. Não é a escolha da melhor tecnologia, se física ou lógica, que irá nos deixar confiante quanto ao seu uso. A maior opção é a nossa escolha. É dela que se depende. Pode-se interagir com ela, e de todas as formas possíveis, estaremos interagindo com nós mesmos. Já ouviram falar do processo de aprendizagem homem-máquina? Pois bem, explico. Enquanto para uns isso é quase uma robotização ou mesmo nossa submissão à máquina e seu sistema, para outros, e na grande maioria, é um processo de autorreflexão. Experimente sentar em frente ao computador e realizar uma pesquisa na internet ou mesmo em um curso online. O processo de interiorização é muito grande, principalmente quando se interage nas comunidades virtuais de aprendizagem, pois ora se é professor, ora se é aluno, o que leva a uma ação contínua de ensino e de aprendizagem. Isso parece reflexivo? Tome como referência educacional aquela de uns 5 ou 10 anos atrás. As pessoas buscavam no professor o conhecimento que precisavam. Os educadores tinham a grande responsabilidade de ensinar para o bem-comum, servindo a todos os gostos e aptidões. O professor era o único centro do processo educacional. E, deixamos de ser a referência? Não, aquela velha busca ainda existe. No entanto, a humanidade em seu todo, enfrenta a maior mudança de paradigmas de todos os tempos. Nossos pais, avós, bisavós, tataravôs - até os dinossauros - sem nenhuma analogia, deixaram-nos de herança essa referência educacional - imprevisíveis quanto às novas metodologias e tecnologias educacionais hoje existentes. Podemos sair em alto mar e passearmos pelos quatro cantos do mundo. A globalização é um convite aberto em cada porto, e a informação sopra para todos os lados tal qual o vento. Dizer que o barco deve ficar ancorado, parado no tempo, é retrógrado. Somos inseridos em novo processo educativo mediado pelas tecnologias. Navegamos em um mar de informações, muitas das quais sem precedentes, e corremos o sério risco de virarmos náufragos. É nesse exato momento que surgem as tecnologias educacionais humanas e seu comandante maior: o professor. Tecnologia Educacional Humana não se trata da melhor escolha tecnológica e sim do interesse do profissional-educador em desenvolver-se, assim como sua práxis educativa, exercendo a função de facilitador no processo de ensino e de aprendizagem. Qualquer que seja a tecnologia encontrará sempre o potencial que existe dentro de si mesmo, pois disso dependem muitos outros aspirantes ao conhecimento.

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