"Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si próprio é uma doença. É absolutamente anormal, porque o homem não nasceu da noite para o dia.Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto, só é completo quando tem relações com essas coisas.Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado, é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão. É o mesmo
que mutilá-lo."Carl Jung

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Calvino contra Obama

Deus eterno, que é conhecedor do escondido ...sabe absolutamente de antemão que os bons haverão de ser bons por sua graça e ... haverão de receber os prêmios eternos e previu que os maus haveriam de ser maus por sua própria malícia e haveria de condená-los com o castigo eterno da justiça.’(Concilio de Valence, 855)
O presidente Barak Obana colocou como uma das prioridades do seu governo fazer aprovar o Medical Care, um sistema de previdência que cubra os gastos com a saúde da parte mais pobre da população norte-americana. Todavia, mesmo sendo os Estados Unidos a única nação rica do mundo destituída de um sistema previdenciário publico, continua havendo uma enorme oposição ao seu projeto. Qual seria o motivo disto? A doutrina calvinista da predestinação Quem deveria habitar o Reino dos Céus? Para Cristo a resposta era clara: ‘os pobres de espírito’, os até então deserdados da terra veriam que as portas celestiais se abririam para eles desde que, entre outros quesitos, reconhecesse a indiscutível soberania do Senhor. Os ricos, ao revés, estavam de antemão banidos. Como ele demonstrou na parábola do camelo e da agulha era impossível a alguém endinheirado chegar ao patamar divino. Foi exatamente contra isto que Jean Calvino, o famoso reformador de Genebra – cidade suíça na qual instaurou uma republica teocrática em 1536 e cujo quinto centenário do nascimento registrou-se neste ano de 2009 - se revoltou. Não lhe pareceu lógico que Deus concedesse a um individuo em vida todas as facilidade possíveis ( bom posicionamento social, sucesso profissional, excelência matrimonial e bem estar material) para depois jogar a alma dele nas profundezas perversas do inferno, condenando-a a suplícios atrozes. E como aceitar como pertinente a esta estranha lógica divina que indivíduos que nada contribuíam para a riqueza social, que em geral eram um estorvo, materialmente miseráveis vivendo de esmolas e da caridade pública, intelectualmente limitados, fossem herdar a melhor parte do céu? Havia algo de errado nesta proposição vinda dos Evangelhos. Os ricos e bem situados é quem são os eleitos Para Calvino dava-se o contrário. Pela sua Doutrina da Predestinação, inserida no seu ‘Instituto da Religião Cristã’, livro que se tornou o catecismo do calvinismo militante, também de 1536, estar bem na vida, próspero e feliz, já era um sinal evidente que Deus estava reservando para aquela pessoa uma situação melhor ainda no Além. Na teologia de Calvino invertia-se o propósito de Jesus Cristo: quem alcançava o Reino dos Céus eram os bem situados. Quando os ‘Pais Fundadores’ dos Estados Unidos da América emigraram para o Novo Mundo nos começos do século XVII, trouxeram com eles a Doutrina da Predestinação de Calvino e a consequente concepção da divisão da sociedade entre os winners ( os vencedores, isto é, os predestinado por Deus) e os losers (os perdedores, os que estavam marcados para o fracasso). Para eles a pobreza era um estigma, um sinal evidente que o Senhor havia abandonado os mal-sucedidos na vida, sendo um absurdo supor as almas deles, dos ‘perdedores’, bem acomodadas no Outro Mundo. De fato, o verdadeiro lugar deles estava reservado no inferno. Por igual, se soma na resistência de boa parte da sociedade contra a extensão da previdência aos pobres a inexistência nos Estados Unidos de um partido social-democrata no molde dos europeus. Papel que por ora é representado palidamente pelo Partido Democrata, o partido do presidente Obama, mas sensível às causas sociais e aos apelos de igualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário